Você quer dinheiro para quê?

Voce-quer-dinheiro-para-que-720x340

Essa é a pergunta que eu te faço hoje. Muita gente adora falar sobre prosperidade, estudar sobre prosperidade, ler livros, assistir filmes e etc. Mas uma questão importante que é preciso levar em consideração é saber para quê você quer mais dinheiro.

Eu cresci em uma família que tinha, digamos dinheiro bem mais acima da media, fui um dos primeiros a ter celular em minha faculdade, sempre tivemos uma vida boa e confortável. A rotina do meu pai era acordar super cedo para ir ao trabalho e voltar para casa antes das 14 horas para almoçar, tirar seu cochilo, assistir TV, jantar e dormir. Nos finais de semana ele sempre ia para nosso sítio com a minha mãe, sempre!

Ele nunca gostou de viajar, comprar roupas, e restaurantes sempre gostou dos mais simples. Um belo dia descobriu que tinha perdido todo seu dinheiro. Andava triste pela casa reclamando de seu infortúnio.

Depois de alguns anos, quando percebi que ele estava realmente ficando deprimido, eu o perguntei: Pai, você quer dinheiro para quê? Ele olhou para mim e me deu uma resposta genérica… “Porque é bom ter dinheiro… é importante no caso de uma emergência.

Eu o perguntei: depois que você perdeu toda a sua fortuna, você deixou de comer as comidas que você sempre gostou? Você deixou de ir para o seu sítio? Mudou alguma coisa em sua rotina? – Eu já sabia de sua resposta. Um belo e obvio não!  Eu perguntei novamente… Então? Você quer dinheiro para quê?

A mente do meu pai estava deprimida por uma percepção errada. Ele na verdade nunca precisou de dinheiro, ele nunca desfrutou do privilegio de ter dinheiro. E para ele, dinheiro servia para doença, “no caso de uma emergência”, o mais curioso disso tudo foi que ele, sem nos contar, parou de pagar o plano de saúde para economizar dinheiro, 3 meses depois de cancelar o plano, caiu doente e foram os hospitais públicos que o salvaram.

Eu acredito de verdade que a vida nos dá todos os dias presentes, oportunidades, mas também acredito que se você não utiliza os presentes da vida, se você não aproveita as oportunidades, a vida retira… ou melhor, transfere esse presente para alguém que valoriza mais as oportunidades. Por isso é importante você parar um pouco e avaliar toda sua vida agora, e pergunte-se: você realmente quer ou precisa de dinheiro?

Gostaria de te propor um exercício. Escreva em um pedaço de papel, ou se preferir, em um caderno, como seria a sua ROTINA se você tivesse 17 milhões de Reais em sua conta. Que tipos de coisas você faria, planos mensais, anuais… você continuaria trabalhando? Estudando? O que você daria para você? Para o mundo? Se isolaria? Sairia todos os dias? Mas o mais importante, tente explicar o porquê de cada item que você colocar em sua lista. Quando você pára para definir o porquê, muitas vezes você percebe que aquele desejo, na verdade não era tão importante, e também, se você chegar a conclusão que o seu desejo é realmente fundamental, você pode ter a certeza que você já terá andado a metade do caminho para conseguir realizá-lo.

Revise suas anotações semanalmente, risque e também acrescente coisas. Você vai perceber, conforme seu entendimento for melhorando, que muitas coisas serão eliminadas e diversas outras serão acrescentadas.

Pensar nessa ROTINA vai fazer muita diferença em sua vida. Tenho certeza!

Então, você quer dinheiro pra quê?

E o mais importante agora: Você tem aproveitado as oportunidades que a vida está lhe oferecendo hoje? Que tal dividir conosco suas ideias deixando um comentário sobre suas experiências?