Meditação – O mito de esvaziar a mente!

meditacao-e-o-mito-de-esvaziar-a-mente-720x340

Eu expliquei no texto anterior o meu conceito sobre meditação, mas, hoje eu quero expor minha opinião sobre o mito de esvaziar a mente.

Muitas pessoas leem e aprendem que meditar é deixar a mente vazia. Eu gosto de explicar para o meu grupo que esse conceito é desnecessário. O objetivo principal da meditação é receber respostas (seja para uma questão interna ou externa) e se você se concentra na ideia do vazio você apenas perdeu (não sei quantos) minutos do seu tempo.

O fato é que a maioria das pessoas que está começando a meditar, se sente frustrada por não conseguir parar de pensar e esvaziar sua mente de pensamentos. Eu digo que, para essas pessoas, esse vazio da mente dificilmente irá existir, pois elas estão PREOCUPADAS em deixar a mente vazia.

Existem no mundo milhares de técnicas de meditação, e no meio de tanta variedade, qual seria melhor ou qual devemos escolher? Só de pensarmos nessas possibilidades já criamos um estado de ansiedade em nossas mentes. É nesse ponto que eu quero chegar. Meditação é um estado e não uma técnica. As técnicas servem como um veículo que irá te conduzir para o estado meditativo.

Mas, então, como seria esse estado meditativo? Ou, como alguns livros explicam o estado contemplativo?

É essa confusão que as pessoas fazem quando dizem que meditar é deixar a mente vazia. Meditar é deixar a mente VAZIA DE PREOCUPAÇÕES! Também gosto de usar o termo deixar a mente em espera, e desenvolver o olhar do observador para receber as informações. Quando você entende definitivamente isso, em poucos segundos ou usando qualquer técnica, você se sintoniza.

Para entender isso melhor, você precisa estudar as 7 leis que regem o Universo e eu prometo que em breve estarei falando de cada uma delas. Só para diminuir a ansiedade, a primeira lei explica que o UNIVERSO É MENTAL!

Pense nesse exemplo: Você está com algum problema ou questão em sua vida e terá que tomar uma decisão importante. Está ansioso(a), desesperado(a) e não sabe o que fazer. Então convida um amigo (muito especial que você ama e confia e que te conhece profundamente) para tomar um café e fala com ele sobre seu problema. Seu amigo, depois de ouvir suas questões te dá uma solução viável que irá resolver sua questão de forma brilhante.

Eu te pergunto: Por que o seu amigo conseguiu pensar em uma solução para o seu problema e você não? Será ele mais inteligente? Mais sábio? A resposta é que ele só pôde responder sua questão brilhantemente porque ele estava vendo seu problema de fora e sem a preocupação que você estava sentindo. Além disso, ele te conhece profundamente e sabe quais as coisas que você gosta e também não gosta e o principal é que ele te ama e quer sempre o melhor para você, isso tudo facilita encontrar uma solução.

Meditar é criar esse diálogo com você próprio (seu Deus interior), é colocar a mente em um estado de paz e amor para poder ver as coisas mais claramente. É também se desapegar de todas as preocupações e medos e resolver suas questões com o olhar do “seu melhor amigo”. Ok Fábio, isso tudo é muito bacana, mas, como faço para me livrar das preocupações e medos?

Você se preocupa, porque você não confia em você e nem na força superior que rege a sua vida. Se você não confia na força superior é por que você está afastado(a), ou melhor, desacordado, pois não consegue perceber os milagres acontecendo todos os dias à sua volta.

Para entrar nesse estado de confiança e contemplativo, você precisa lembrar a sua mente de que você não está sozinho(a). Pare um tempo para vasculhar em suas memórias momentos em que aconteceram coisas boas em sua vida. Tente sentir novamente essas emoções e registrá-las novamente em sua mente. Pare mais um tempo para agradecer ao Universo por esses momentos, depois faça uma oração por todas as pessoas que estão em busca de uma solução. Em seguida, repita mentalmente algo parecido com isso:

Eu nesse momento deixo os meus medos e minhas dúvidas de lado e olho para meu Ser com doçura e respeito. E com a doçura de um amigo eu abro meus pensamentos para receber as informações para essas questões… (Explique suas questões aqui).

Traga o desejo de querer ajudar dentro da sua mente. Isso funciona como um imã que se sintoniza formando ondas mentais que atraem as ideias vindas dos planos superiores. O desejo de querer ajudar o mundo e também a si próprio traz para seu campo energético mental a certeza de integração. É essa certeza que coloca a sua mente VAZIA de preocupações… E então você pode começar sua meditação.