Meditação – Primeiro Exercício: Controle do Corpo

meditacao-Primeiro-exercicio-controle-do-corpo-720x340

Para você que está interessado em começar a meditar, vou ensinar agora o primeiro exercício que deve aprender. Em minha opinião, esse é o exercício mais importante, pois você vai experienciar de verdade o conflito entre sua mente e seu corpo.

A proposta é muito simples, e ao mesmo tempo muito difícil de ser realizada, mas, uma vez que você aprenda a controlar seu corpo com a sua mente, vai ver que tudo se tornará muito mais fácil.

Você vai precisar de uma cadeira confortável (não vale sofá), um despertador digital (pode ser um aplicativo do seu celular) e dependendo da sua altura, uma almofada.

O exercício consiste em se sentar em uma cadeira onde seus pés fiquem apoiados no chão. Falo isso, pois alguns dos meus alunos são pequenos e muitas vezes seus pés ficam flutuando no ar por não conseguirem tocar o chão. Outra coisa que você pode fazer é colocar uma almofada sob seus pés para dar altura e apoio.

Ajuste sua coluna em uma posição confortável, programe o despertador para 7 minutos. No momento em que começar a contar, você em hipótese alguma poderá se mexer. Fique concentrado(a) em seu corpo. Pode ser que sinta dores em vários lugares. Controle sua vontade de se mexer, direcione sua dor ou sua mente para outra parte do corpo. Se você, por acaso se mexer, pare o cronômetro e comece com os 7 minutos novamente.

Para esse exercício, não use música ou qualquer coisa que possa te distrair. Esteja no silêncio, procurando entender como seu corpo reage quando tenta controlá-lo.

Não se preocupe com os seus pensamentos, não importa se estiver pensando em 10 mil coisas, mas fique atento(a) às contrações de sua musculatura, aos seus batimentos cardíacos, para poder ficar totalmente imóvel durante 7 minutos.

Faça essa prática todos os dias e a cada três ou cinco dias (obtendo sucesso) acrescente mais 7 minutos. Então, quando tiver confortavelmente controlado seu corpo por 7 minutos, pratique com 14 minutos e depois com 21… Sempre usando o alarme para você saber o momento de parar.

Você vai ficar surpreso(a) quando conseguir controlar o seu corpo por mais de 50 minutos e descobrir que ainda poderia ficar por horas na mesma posição.

Esteja preparado para vivenciar o incômodo e o desconforto do desalinhamento da mente com o corpo. Essa será uma experiência intensa, mas tenho certeza de que só pelo fato de você conseguir realizar o controle consciente dos impulsos do seu corpo, já vai perceber que poderá controlar muitas e muitas outras coisas em sua vida.

Outra coisa que depois vai acontecer: uma vez que seu corpo esteja treinado, ele vai também acalmar seus pensamentos. Ou seja, a mente controlando o corpo e o corpo (treinado) auxiliando a mente.

Assim como é em cima, é embaixo! Experimente!